A tendência é que a inovação no agronegócio siga uma nova ordem. A automação e a melhoria de processos ganham força, ao lado da chegada da conexão 5G, que permitirá controle em tempo real de máquinas agrícolas. Outra aposta do setor é a redução de insumos agressivos com a busca de sementes mais resistentes e produtivas.
Veja a seguir algumas tendências de inovação no agronegócio para os próximos anos:
Equipamentos autônomos
A automatização dos processos, através do avanço da inteligência artificial, permite que o uso de máquinas e dispositivos potencializem a capacidade do trabalho humano, tornando a gestão ainda mais profissional e eficiente. Isso permite a otimização do uso de insumos, de tempo e de recursos no campo, reduzindo perdas e melhorando a qualidade dos produtos.
Agricultura de precisão
Softwares que registram todas as operações em um sistema de produção são responsáveis por mais eficiência e produtividade no agronegócio. Plataformas, sensores, câmeras, drones, dispositivos de georreferenciamento e outras ferramentas permitem um maior controle do produtor rural, otimizando e facilitando as tomadas de decisões.
O uso de smartphones, tablets e aplicativos devem fortalecer a transformação digital no mercado agrícola e a mobilidade no campo, já que auxiliam a gestão e o acompanhamento dos processos.
Softwares de gestão
O desenvolvimento de softwares para o agronegócio é uma realidade de mercado, que tem evoluído nos últimos anos e auxiliado as propriedades rurais a movimentarem esta cadeia econômica de grande importância no país.
Diversos softwares e aplicativos de gestão estão sendo implementados a fim de facilitar as tarefas do dia a dia e o gerenciamento do agronegócio. Algumas modalidades que tem sido bastante trabalhadas, são: agricultura de precisão, agrometeorologia, manejo e pragas e doenças, análise de solo e rastreabilidade.
Inteligência artificial
Essa tecnologia, dentro da inovação no agronegócio, atua na área de diagnósticos e previsibilidade, tratando dados recebidos de máquinas agrícolas, projetando cenários, antecipando situações indesejáveis e fazendo recomendações em tempo real para evitar desperdícios, promover economia e otimizar a produtividade.
O Governo Federal, inclusive, já anunciou a criação da Rede de Inovação em Inteligência Artificial, que deverá investir mais de R$ 140 milhões em projetos deste contexto. Desse total, quase 30% serão focados nos setores do agronegócio e automotivo.
Marketplace
Amplamente difundido nos últimos tempos em sites de produtos diversos, como eletrodomésticos e eletrônicos, o marketplace funciona como um comércio em uma plataforma digital, através de transações entre vendedores e compradores.
Acompanhando a tendência, a agricultura também ganhou seu espaço na internet com aplicativos que oferecem diversas opções para adquirir insumos disponíveis pelos produtores, melhorando a relação de lucratividade dos produtores agrícolas e permitindo uma melhor interação no mercado.
Soluções mobile
Além do marketplace agrícola, que torna o processo de compra e venda mais prático e ágil para vendedores e consumidores, outras soluções também facilitam muito o dia a dia do produtor no campo, como é o caso das soluções mobile.
Nesse sentido, nós da Maxicon Sistemas oferecemos o Aplicativo Minha Safra, que apresenta uma visão completa dos saldos da safra do produtor, fornecendo as informações estratégicas das operações na palma da mão.
Para saber mais, conheça nossa solução e entre em contato com nossa equipe comercial.
Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o nosso site e as páginas que visita. Tudo para tornar sua experiência a mais agradável possível. Ao utilizar nossos serviços, você concorda com o monitoramento descrito em nossa Política de Privacidade.