loading Aguarde...
Comercial: (45) 99964-0198

Tendências de inovação no Agronegócio

Publicado em 17/06/2022 por Maxicon | Compartilhar:
Foto

A tendência é que a inovação no agronegócio siga uma nova ordem. A automação e a melhoria de processos ganham força, ao lado da chegada da conexão 5G, que permitirá controle em tempo real de máquinas agrícolas. Outra aposta do setor é a redução de insumos agressivos com a busca de sementes mais resistentes e produtivas. 

 

Veja a seguir algumas tendências de inovação no agronegócio para os próximos anos: 

 

Equipamentos autônomos 

A automatização dos processos, através do avanço da inteligência artificial, permite que o uso de máquinas e dispositivos potencializem a capacidade do trabalho humano, tornando a gestão ainda mais profissional e eficiente. Isso permite a otimização do uso de insumos, de tempo e de recursos no campo, reduzindo perdas e melhorando a qualidade dos produtos. 

 

Agricultura de precisão 

Softwares que registram todas as operações em um sistema de produção são responsáveis por mais eficiência e produtividade no agronegócio. Plataformas, sensores, câmeras, drones, dispositivos de georreferenciamento e outras ferramentas permitem um maior controle do produtor rural, otimizando e facilitando as tomadas de decisões. 

O uso de smartphones, tablets e aplicativos devem fortalecer a transformação digital no mercado agrícola e a mobilidade no campo, já que auxiliam a gestão e o acompanhamento dos processos. 

 

Softwares de gestão 

O desenvolvimento de softwares para o agronegócio é uma realidade de mercado, que tem evoluído nos últimos anos e auxiliado as propriedades rurais a movimentarem esta cadeia econômica de grande importância no país.  

Diversos softwares e aplicativos de gestão estão sendo implementados a fim de facilitar as tarefas do dia a dia e o gerenciamento do agronegócio. Algumas modalidades que tem sido bastante trabalhadas, são: agricultura de precisão, agrometeorologia, manejo e pragas e doenças, análise de solo e rastreabilidade. 

 

Inteligência artificial 

Essa tecnologia, dentro da inovação no agronegócio, atua na área de diagnósticos e previsibilidade, tratando dados recebidos de máquinas agrícolas, projetando cenários, antecipando situações indesejáveis e fazendo recomendações em tempo real para evitar desperdícios, promover economia e otimizar a produtividade. 

O Governo Federal, inclusive, já anunciou a criação da Rede de Inovação em Inteligência Artificial, que deverá investir mais de R$ 140 milhões em projetos deste contexto. Desse total, quase 30% serão focados nos setores do agronegócio e automotivo. 

 

Marketplace 

Amplamente difundido nos últimos tempos em sites de produtos diversos, como eletrodomésticos e eletrônicos, o marketplace funciona como um comércio em uma plataforma digital, através de transações entre vendedores e compradores. 

Acompanhando a tendência, a agricultura também ganhou seu espaço na internet com aplicativos que oferecem diversas opções para adquirir insumos disponíveis pelos produtores, melhorando a relação de lucratividade dos produtores agrícolas e permitindo uma melhor interação no mercado. 

 

Soluções mobile 

Além do marketplace agrícola, que torna o processo de compra e venda mais prático e ágil para vendedores e consumidores, outras soluções também facilitam muito o dia a dia do produtor no campo, como é o caso das soluções mobile. 

Nesse sentido, nós da Maxicon Sistemas oferecemos o Aplicativo Minha Safra, que apresenta uma visão completa dos saldos da safra do produtor, fornecendo as informações estratégicas das operações na palma da mão. 


Para saber mais, conheça nossa solução e entre em contato com nossa equipe comercial.  

Faça sua carreira
com a gente.